Certamente está aí uma pergunta que o empreendedor não faz. Diria que se o empreendedor soubesse da existência dessa fórmula “LUCRO ZERO...
Certamente está aí uma pergunta que o empreendedor
não faz. Diria que se o empreendedor soubesse da existência dessa fórmula “LUCRO
ZERO”, com certeza mudaria toda a estratégia, processo e planejamento das ações
internas e externas da sua empresa.
Falar
de Lucro Zero parece algo distante do cotidiano da gestão do negócio e
paralelamente não "diz nada para o negócio". Pelo contrário, ao saber
desta resposta e a partir das informações gerenciais disponíveis, a gestão irá
mudar.
Portanto, cabe ao empreendedor dar valor a
essa resposta e a partir dela estabelecer novas estratégias e processos para
serem implantadas no negócio.
Ao
saber quantos dias a empresa trabalha no mês para obter o Lucro Zero, as metas
internas também se alteram. Como fica a estratégia se a empresa descobre que
ela trabalha, por exemplo, 28 dias para ter o chamado Lucro Zero? Ou de forma
mais preocupante quando ela descobre que a obtenção do Lucro Zero acontece no
dia 35? Ou ainda, consome 90% e ou 110% do tempo disponível para obtê-lo. O
aperto financeiro que as empresas passam está diretamente ligado ao Lucro Zero
ser atingido muito tardiamente.
A resposta correta quando ocorre o lucro zero
é fundamental para a saúde financeira e perenidade do negócio. E mais, é saber
quantos dias a empresa dispõe para buscar o Lucro Real do negócio. Quando se
trabalha para identificar o dia que a empresa atinge o Lucro Zero causa espanto,
surpresa e muita preocupação. E a partir daí, as ações internas começam a ser
focadas no sentido de que esse dia seja atingido o quanto antes. Assim, a
empresa terá mais dias para buscar o Lucro Possível e compará-lo com o lucro
desejado projetado.
Precisamos entender que o Lucro tem duas
fases:
-
Primeiramente atingir o Lucro zero;
- Posteriormente se concentrar na
busca do Lucro desejado.
Caro
empreendedor, esse assunto passa a ser pauta constante ou não da gestão do seu
negócio?
Certamente
ao ler esse pequeno artigo você irá colocá-lo na sua agenda diária. E, se isso
ocorrer efetivamente, sua empresa atuará de forma diferenciada para que a meta
de Lucro Zero seja atingido o mais rápido possível.
Pensar
em Lucro Zero envolve toda a organização e isso passa a ser a meta estratégica
do negócio.
E
mais, o maior tempo consumido na empresa é para buscar o Lucro Zero e não o
Lucro desejado. É por essa razão que as empresas precisam estar atentas e começar
internamente a pensar seriamente sobre isso. É fundamental para o sucesso do
negócio.
Nenhum comentário